Em todo o país foram consumidos, em média, 70,7 milhões de metros cúbicos por dia do energético.
O consumo de gás natural no Brasil registrou crescimento de 33,6% no primeiro semestre de 2013. De acordo com o levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), foram consumidos em média 70,7 milhões de metros cúbicos por dia do energético.
A manutenção do despacho das térmicas a gás no primeiro semestre, para assegurar a geração elétrica no país, aumentou a demanda pelo insumo no segmento em 135,2% na comparação com o mesmo período de 2012.
O consumo residencial de gás natural alcançou um volume médio de 911 mil metros cúbicos por dia durante o semestre, um aumento de 6,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O segmento comercial também registrou crescimento de 3,2% no primeiro semestre. Já os segmentos industrial e automotivo registraram retração de 1,8% e 4,5%, respectivamente.
A região Sudeste concentra o maior consumo do energético com um volume médio de 48,7 milhões de metros cúbicos por dia, seguida pela região Nordeste com 12,4 milhões de metros cúbicos por dia. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram em média 6,3 milhões de m³/dia, 3,1 milhões de m³/dia e 1,4 milhões de m³/dia, respectivamente, em junho.
Hoje o gás natural chega a mais de 2,3 milhões de consumidores em todo o país.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABEGÁS / Vanusa Bezerra