ALERTA REGULATÓRIO – Limitação da Geração Distribuída pelo Projeto de Lei 4831/2023

Prezados Clientes, Amigos e Parceiros,

Está em discussão no legislativo brasileiro o PL 4831/2023, que tem como finalidade regular o crescimento da geração distribuída (GD) no país. A geração distribuída refere-se à produção de energia elétrica próxima ao local de consumo, como painéis solares instalados em residências ou empresas, ao contrário dos tradicionais métodos de geração centralizada.

De acordo com o texto da proposta, haverá um limite de até 10% para a inserção da geração distribuída dentro da área de atuação de cada distribuidora de energia elétrica. Significa que, uma vez atingida essa participação no mix de geração da concessionária, ela não será mais obrigada a fornecer pontos de conexão para novos projetos de geração distribuída.

Esse limite é instituído com o intuito de assegurar um equilíbrio entre a geração distribuída e outros métodos de produção de energia, bem como manter a estabilidade e a viabilidade econômica das redes elétricas.

Vale ressaltar a importância da GD para a diversificação da matriz energética e para a promoção de uma produção mais limpa e renovável. No entanto, o crescimento desmedido sem a devida infraestrutura pode acarretar problemas técnicos e econômicos para as concessionárias de energia e, por extensão, para todos os consumidores.

O projeto de lei está atualmente em processo de avaliações e debates, e sua aprovação dependerá do alinhamento entre as diferentes partes interessadas, incluindo órgãos governamentais, entidades do setor elétrico, empresas de geração distribuída e a sociedade civil.

Estaremos a vossa disposição para quaisquer esclarecimentos ou informações adicionais necessárias. Esta mensagem destina-se aos clientes e parceiros, com fins meramente informativos, não representando assim uma opinião legal.

Atenciosamente,

Equipe Tomasa

Telefone: +55 11 2246 2743

WhatsApp: +55 95058 7769

E-mail: contato@tomasa.adv.br

www.tomasa.adv.br  

Mais artigos

ATENÇÃO: Prazo para municípios enviarem informações para comprovar adoção da norma de referência sobre manejo de resíduos sólidos segue aberto até 20 de agosto

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) iniciou a Abertura de Prazo nº 02/2024 em 20 de maio e continuará com o prazo disponível até as 23h59 do dia 20 de agosto. O intuito dessa iniciativa é receber as informações e documentos dos municípios sobre a comprovação da adoção da Norma de Referência (NR) nº 01/ANA/2021 sobre manejo de resíduos sólidos (lixo).  Essa NR trata do regime, estrutura e parâmetros da cobrança

Leia mais

Controle Patrimonial para as Concessionárias de Distribuição de Gás Canalizado

O registro de imóveis dos bens objeto de servidão administrativa e desapropriação em concessão de serviço público é de extrema importância por diversas razões, destacando-se a segurança jurídica, a transparência, a regularidade documental e a proteção dos direitos envolvidos, conforme estabelecido na Lei nº 8.987/1995. 1. Inventário de Ativos Identificação e Catalogação: Registro detalhado de

Leia mais

Importação de Gás Natural da Bolívia

A importação de gás natural da Bolívia envolve diversas etapas complexas e interligadas, desde a prospecção e produção do gás até o transporte e entrega ao consumidor final. Cada etapa exige expertise e infraestrutura específica, além da observância de regulamentações nacionais e internacionais. Para te auxiliar nesse processo, preparei um resumo detalhado das etapas principais

Leia mais
Desenvolvido por Danilo Pontechelle