ATUALIZAÇÃO EM DIREITO E ADMINISTRAÇÃO DE ÁGUAS NO BRASIL

DATA: 22 a 24 de outubro de 2013 – LOCAL: São Paulo – SP

 

MINISTRADO :

 

Dr. Cid Tomanik Pompeu

 

OBJETIVOS DO CURSO:

 

A atualização em Direito e Administração de Águas no Brasil tem por escopo principal abordar os princípios e as normas desse ramo bastante especializado do Direito, desconhecido da maioria dos profissionais e, às vezes, ignorado até pelos militantes das  áreas hidrológicas.

Grande parte dos que atuam no campo das ciências exatas, e até no das sociais, tem pouco conhecimento do campo jurídico e das razões da existência de um ordenamento, em cada país, que precisa e deve ser cumprido por administradores e administrados.

O Curso objetiva dar noções fundamentais a respeito do Direito, como um todo, e do Direito de Águas, em especial, para familiarizar os participantes com aspectos do:

 

  • Direito Constitucional: repartição de competências e  bens públicos, em especial das  águas;
  • Direito Administrativo: poder de polícia, tutela de bens públicos;
  • Direito Ambiental: questões ligadas aos recursos hídricos; e
  • Direito de Águas: gestão e outorga do direito de uso das  águas públicas, por exemplo.

 

PUBLICO ALVO:

 

A atualização é dirigida a engenheiros, advogados, procuradores, administradores, economistas, geólogos, agrônomos e a todos os que atuam no campo das águas públicas e necessitam fazê-lo com conhecimento do direito que as rege.

 

DINÂMICA DAS AULAS:

 

Sem o propósito de avaliação, mas como método pedagógico, no início de cada dia é realizado um pré-teste sobre a matéria a ser tratada e, no final do mesmo dia, um pós-teste, os quais, na aula imediata, são debatidos.

 

As aulas são expositivas, permitindo ampla participação de todos, durante o seu transcorrer. No início do Curso, há a escolha de dois a três temas, para estudo de casos, com apresentação por grupos de participantes, no último dia.

 

DURAÇÃO:

24 horas em três dias.

 

INSCRIÇÃO:

http://www.acquacon.com.br/direito/

Mais artigos

A Importância da Gestão do Consumo de Energia nas Indústrias

Por Cid Tomanik A gestão do consumo de energia nas indústrias é um fator crítico para a competitividade e sustentabilidade no mercado atual. À medida que os custos energéticos aumentam e as exigências ambientais se tornam mais rigorosas, controlar e otimizar o uso de energia tornou-se uma prioridade estratégica para muitas empresas. A importância dessa

Leia mais

Gestão de Contratos de Fornecimento de Gás Natural: Um Pilar Estratégico para a Competitividade Empresarial

Este artigo explora a importância dessa gestão, destacando como a expertise jurídica pode contribuir para minimizar riscos e maximizar a eficiência operacional. No atual cenário de crescente competitividade e complexidade regulatória, a gestão de contratos de fornecimento de gás natural e distribuição de gás canalizado se torna um aspecto estratégico fundamental para qualquer empresa que

Leia mais
Desenvolvido por Danilo Pontechelle