​ARSESP APROVA DIMINUIÇÃO DO REPASSE DO AUMENTO DO PREÇO DO GÁS NATURAL PARA GRANDES USUÁRIOS DA ÁREA ATENDIDA PELAS DISTRIBUIDORAS COMGÁS

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

  ​​​​​​​​​ Notícias

ARSESP APROVA DIMINUIÇÃO DO REPASSE DO AUMENTO DO PREÇO DO GÁS NATURAL PARA GRANDES USUÁRIOS DA ÁREA ATENDIDA PELA COMGÁS

O Governo do Estado de São Paulo, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo – Arsesp e a concessionária de gás canalizado Comgás vêm acompanhando atentamente o aumento no custo do gás natural, em razão de reajustes recentes realizados pela Petrobrás (48,7% nos últimos meses).

Para se reduzir o impacto desses aumentos aos usuários, em maio de 2021, mês base para o reajuste anual da concessionária, a Arsesp e a Comgás concordaram com a necessidade de aplicar um tratamento alternativo para o seu repasse às tarifas. Com isso, o preço do gás nas tarifas dos usuários dos segmentos Industriais, Cogeração, GNV, e demais – exceto os segmentos Residenciais e Comercial -, sofreu aumento da ordem de 9%, portanto, significativamente inferior à projeção de aumento médio, que seria de 32% caso os valores efetivamente praticados pela Petrobras fossem repassados integralmente.

Neste mês de agosto, além do novo repasse do custo do gás, feito a cada três meses, as atenções voltaram-se também para o repasse do saldo da conta gráfica, parcela da tarifa que é independente da ação da Arsesp (que define apenas os reajustes anuais da margem), e cuja alteração de sua forma de aplicação só pode ocorrer com anuência da concessionária.

Desse modo, mais uma vez o Governo do Estado de São Paulo, a Arsesp e a Comgás, com base em estudos de custos, agiram para atenuar os efeitos do custo do gás nas tarifas das indústrias paulistas, diminuindo o impacto desse repasse para os segmentos de grande consumo, como o Industrial, GNV, Cogeração e outros (exceto os segmentos Residenciais e Comercial), que seriam 22%, para uma elevação da ordem de 16%.

Com essa determinação, que passa a valer a partir de 31/08, diminui-se o impacto tarifário para os usuários, medida importante nesse momento de recuperação econômica após os efeitos da pandemia da COVID-19.

Confira a tabela com as novas tarifas de gás para todos os segmentos:

Leia, na íntegra, a Deliberação Arsesp nº 1.213, de 26 de agosto de 2021.

Conta Gráfica – clique aqui e entenda 

INDÚSTRIAS DO NOROESTE DO ESTADO SERÃO BENEFICIADAS POR DIMINUIÇÃO DO REPASSE DO AUMENTO DO PREÇO DO GÁS NATURAL, APROVADA PELA ARSESP
​O Governo do Estado de São Paulo, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo – Arsesp e a concessionária de gás canalizado GasBrasiliano vêm acompanhando atentamente o aumento no custo do gás natural, em razão de reajustes recentes realizados pela Petrobrás (48,7% nos últimos meses). 

Para se reduzir o impacto desses aumentos aos usuários, em junho de 2021, a Arsesp e a GBD concordaram com a necessidade de aplicar um tratamento alternativo para o do saldo da conta gráfica do gás às tarifas. Com isso, o preço do gás nas tarifas dos usuários dos segmentos Industriais, Cogeração, GNV, e demais – exceto os segmentos Residenciais e Comercial -, sofreu aumento da ordem de 22%, portanto, inferior à projeção de aumento médio, que seria de 30% caso os valores efetivamente praticados pela Petrobras fossem repassados integralmente.

Neste mês de agosto, a ser aplicado em setembro, além do novo repasse do custo do gás, feito a cada três meses, as atenções voltaram-se também para o repasse do saldo da conta gráfica, parcela da tarifa que é independente da ação da Arsesp (que define apenas os reajustes anuais da margem), e cuja alteração de sua forma de aplicação só pode ocorrer com anuência da concessionária.

Desse modo, o Governo do Estado de São Paulo, a Arsesp e a GásBrasiliano, com base em estudos de custos, agiram para atenuar os efeitos do custo do gás nas tarifas das indústrias paulistas, diminuindo o impacto desse repasse para os segmentos de grande consumo, como o Industrial, GNV, Cogeração e outros (exceto os segmentos Residenciais e Comercial), que seriam de 14%, para uma elevação da ordem de 5%.

Com essa determinação, que passa a valer a partir de 10/09/2021, diminui-se o impacto tarifário para os usuários, medida importante nesse momento de recuperação econômica após os efeitos da pandemia da COVID-19.

Confira a tabela com as novas tarifas de gás para todos os segmentos:

Leia, na íntegra, a Deliberação Arsesp nº 1.215, de 26 de agosto de 2021.

Conta Gráfica – clique aqui e entenda 

EM BENEFÍCIO DAS INDÚSTRIAS PAULISTAS, ARSESP APROVA DIMINUIÇÃO DO REPASSE DO AUMENTO DO PREÇO DO GÁS NATURAL
​O Governo do Estado de São Paulo, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo – Arsesp e a concessionária de gás canalizado Naturgy vêm acompanhando atentamente o aumento no custo do gás natural, em razão de reajustes recentes realizados pela Petrobrás (48,7% nos últimos meses). 

Para se reduzir o impacto desses aumentos aos usuários, em maio de 2021, mês base para o reajuste anual da concessionária, a Arsesp e a Naturgy concordaram com a necessidade de aplicar um tratamento alternativo para o seu repasse às tarifas. Com isso, o preço do gás nas tarifas dos usuários dos segmentos Industriais, Cogeração, GNV, e demais – exceto os segmentos Residenciais e Comercial -, sofreu aumento da ordem de 39%, portanto, significativamente inferior à projeção de aumento médio, que seria entre 75% e 80%, caso os valores efetivamente praticados pela Petrobras fossem repassados integralmente.

Neste mês de agosto, além do novo repasse do custo do gás, feito a cada três meses, as atenções voltaram-se também para o repasse do saldo da conta gráfica, parcela da tarifa que é independente da ação da Arsesp (que define apenas os reajustes anuais da margem), e cuja alteração de sua forma de aplicação só pode ocorrer com anuência da concessionária.

Desse modo, mais uma vez o Governo do Estado de São Paulo, a Arsesp e a Naturgy, com base em estudos de custos, agiram para atenuar os efeitos do custo do gás nas tarifas das indústrias paulistas, diminuindo o impacto desse repasse para os segmentos de grande consumo, como o Industrial, GNV, Cogeração e outros (exceto os segmentos Residenciais e Comercial), que seriam entre 35% e 40%, para uma elevação da ordem de 25%.

Com essa determinação, que passa a valer a partir de 31/08, diminui-se o impacto tarifário para os usuários, medida importante nesse momento de recuperação econômica após os efeitos da pandemia da COVID-19.

Confira a tabela com as novas tarifas de gás para todos os segmentos:

Leia, na íntegra, a Deliberação Arsesp nº 1.214, de 26 de agosto de 2021.

Conta Gráfica – clique aqui e entenda 

Fonte Arsesp

Mais artigos

ATENÇÃO: Prazo para municípios enviarem informações para comprovar adoção da norma de referência sobre manejo de resíduos sólidos segue aberto até 20 de agosto

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) iniciou a Abertura de Prazo nº 02/2024 em 20 de maio e continuará com o prazo disponível até as 23h59 do dia 20 de agosto. O intuito dessa iniciativa é receber as informações e documentos dos municípios sobre a comprovação da adoção da Norma de Referência (NR) nº 01/ANA/2021 sobre manejo de resíduos sólidos (lixo).  Essa NR trata do regime, estrutura e parâmetros da cobrança

Leia mais

Controle Patrimonial para as Concessionárias de Distribuição de Gás Canalizado

O registro de imóveis dos bens objeto de servidão administrativa e desapropriação em concessão de serviço público é de extrema importância por diversas razões, destacando-se a segurança jurídica, a transparência, a regularidade documental e a proteção dos direitos envolvidos, conforme estabelecido na Lei nº 8.987/1995. 1. Inventário de Ativos Identificação e Catalogação: Registro detalhado de

Leia mais

Importação de Gás Natural da Bolívia

A importação de gás natural da Bolívia envolve diversas etapas complexas e interligadas, desde a prospecção e produção do gás até o transporte e entrega ao consumidor final. Cada etapa exige expertise e infraestrutura específica, além da observância de regulamentações nacionais e internacionais. Para te auxiliar nesse processo, preparei um resumo detalhado das etapas principais

Leia mais
Desenvolvido por Danilo Pontechelle